Museus da Bahia

Duração: 4 horas

Visitar museus suscita descobertas sobre o homem e possibilita estabelecer conexões históricas com povos de diferentes regiões do mundo;

Uma boa opção para conhecer Salvador e sua história, é visitar alguns museus da capital. Alguns deles são instalados em prédios históricos.

Durante este passeio, o visitante pode escolher visitar tantos museus quantos sejam possíveis, em um espaço de 4 horas, a depender do seu interesse. Alguns deles são instalados em prédios históricos, inclusive.

Desatacamos alguns dos mais expressivos museus da cidade:

 

Museu Carlos Costa Pinto
Em estilo colonial americano, o imóvel abriga a Fundação Museu Carlos Costa Pinto e proporciona um magnifico retrato da Bahia Colonial e Imperial.

Os objetos expostos, que pertenceram em sua maioria, às antigas famílias da aristocracia açucareira, revivem os tempos dos solares e engenhos baianos.

O Museu funciona de segunda-feira a domingo, das 14:30h às 19:00h, exceto terça-feira,quando fecha ao público para manutenção e trabalhos técnicos.

 

Museu de Arte Moderna da Bahia (MAM)
É considerado um dos principais espaços de arte contemporânea do país e o mais importante do estado. O equipamento fica situado no Conjunto Arquitetônico do Solar do Unhão, tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan). O projeto de restauração é da arquiteta Lina Bo Bardi e, em 1963, passou a instalar o MAM.

O local realiza periodicamente exposições de artistas locais, nacionais e estrangeiros e possui uma galeria ao ar livre, o Parque das Esculturas, de onde se pode apreciar um inesquecível pôr-do-sol.

O pátio realiza também outras atividades, além de contar com um Café, alojado em um privilegiado espaço à beira da Baía.

O acervo do local tem obras de artistas como Di Cavalcanti, Tarsila do Amaral, Candido Portinari, Flávio de Carvalho, Tunga, Waltercio Caldas, Siron Franco, Marepe, Caetano Dias, entre outros. Há ainda obras de José Pancetti, Pierre Verger, Carybé, e Samson Flexor.

Aberto Terça a domingo das 13 as 19/ exceto sábado, 14 as 19hs.

 

Museu de Arte Sacra da Bahia
Este museu da UFBA encontra-se instalado no antigo Convento de Santa Teresa de Ávila, fundado pelos Carmelitas Descalços em meados do século XVII.

O museu foi inaugurado em 10 de agosto de 1959.

Apresenta rico acervo com imagens de madeira, barro cozido, pedra sabão e marfim, esculturas, pinturas, azulejos, sepulturas e lápides.

Aberto de seg á sex das 13:30 – 17:30

 

Museu Afro-Brasileiro
Mantido pela Universidade Federal da Bahia, administrado pelo Centro de Estudos Afro-Orientais, está instalado em cinco salas do andar térreo da antiga Faculdade de Medicina.

Além de Funcionar como organismo dedicado à pesquisa, tem a finalidade de promover a aproximação entre o Brasil e a África.

Suas exposições permanentes obedecem a três critérios: o fazer, o crer e a memória, sendo o painel dos Orixás do artista Carybé, um dos grandes destaques.

As exposições temporárias visam mostrar influências recíprocas entre essas culturas, utilizando toda sorte de documentação possível.

Aberto segunda a sexta das 09:00- 17:00.

Escolha a faixa de datas para ver as tarifas de cada serviço:

De Até

Caso não esteja visualizando as tarifas abaixo, verifique se está logado no sistema no topo da página, à direita.

Finalizar Reservas